sexta-feira, 19 de junho de 2009

SOS Global

Subject: Louvado seja Deus pelo Treinamento

Prezados irmãos,

Com muitas ações de graças foi encerrado o 5º Treinamento da Rede SOS Global, realizado nos dias 11 a 14 de junho, superando nossas expectativas em todos os sentidos.

Tivemos ao todo 120 participantes que vieram de todas as 5 regiões do país, sendo 9 estados representados (BA, MA, PB, PA, DF, MG, RJ, SP, PR), das mais diversas profissões englobando área da saúde, social, administrativa, judiciária, engenharia, técnicas, informática, além de pastores e missionários, e mais 50 pessoas que serviram na coordenação e logística para a realização do treinamento. 

O povo de Deus esteve reunido com irmãos de várias denominações, como Aliança Cristã e Missionária, Assembléia de Deus, Batista, Casa de Oração, Congregacional, Cristã da Família, Holiness, Irmãos Menonitas, Metodista, Metodista Livre, Nazareno, Nova Vida, Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Quadrangular, Vineyard, Comunidades Evangélicas entre outras.

Foi um treinamento intensivo, tratando todas as áreas abrangidas no socorro emergencial em desastres: bíblica, cultural, prática, psicológica e emocional, ministradas com muita maestria e sabedoria por cada um dos palestrantes.

HISG (Humanitarian International Services Group), organização americana com grande experiência no socorro a desastres, ministrou os conceitos principais e ética no Socorro Emergencial, o que levar numa emergência, cuidados e prevenção, bem como modelos de Desenvolvimento Comunitário transformador integral em fase de reconstrução subsequente a desastre, a importância da abordagem holística, e por final os conceitos de parceria mundial, cada organização colaborando com o que tem de estrutura e principalmente conhecimentos especializados.

A AME – Associação Missão Esperança ministrou sobre a necessidade de contextualização ao lidar com diferentes culturas.

No módulo de saúde mental, a EIRENE Associação Brasileira de Assessoramento e Pastoral da Família, trouxe quatro psicólogos que trataram dos Cuidados de quem cuida, fatores de estresse dos socorristas, crises e consolo.

A ACEH – Associação de Capelania Evangélica Hospitalar trouxe também os cuidados necessários à capelania pós-desastre e consolo aos que sofrem.

Foi mostrado um módulo do Curso Cura de Traumas na Igreja. O evento foi encerrado com a compreensão teológica-bíblica do sofrimento e socorro pelo Pr. Luiz Sayão.

Houve testemunhos dos socorristas enviados pela rede SOS Global a Santa Catarina, Maranhão, Piauí, Myanmar e Tsunami.

A avaliação do encontro feita pelos participantes foi muito boa, especialmente pela compreensão da complexidade que envolve o socorro a desastres. Estão sendo formadas pelos participantes do treinamento equipes por área específica do socorro emergencial e desenvolvimento comunitário de ações continuadas nos locais socorridos.

Agradecemos a todos que com seus dons, talentos e recursos tiveram participação muito especial na realização do treinamento:

- aos palestrantes, intérpretes, ajudantes;

- ao Seminário Servo de Cristo que nos abriu as portas para a realização do evento com muito desprendimento e sempre muito atenciosos;

- à IMEL Diadema pela equipe responsável pela alimentação caprichada com esmero e muito carinho, e hospedagem de vários participantes do encontro;

- à Igreja Cristã da Família e aos irmãos que ofereceram hospedagem em suas casas;

- à Igreja Batista Nações Unidas pela gentil e importante cessão do seu local no WTC no último dia;

- ao pessoal da AME que organizou o treinamento.

A Deus demos toda ação de graças e glória por podermos ser preparados a enfrentar catástrofes cada vez mais crescentes no mundo e agora no próprio Brasil, e pela compreensão de como podemos servi-Lo melhor a fim de engrandecer Seu nome em toda a terra!

Aline Frossard Reinh

Secretaria Rede SOS Global


Nenhum comentário:

Postar um comentário