sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bioética

Mais um dia do Congresso de bioética, acabei de chegar, estou desde as 17:00 hrs na PUC, mas valeu a pena. Como havia escrito ontem, hoje tivemos as seguintes palestras ASPECTOS BIOÉTICOS DAS RELAÇÕES ENTRE SAÚDE, EUGENIA E SOCIEDADE com o Dr. José Roberteo Goldim (HCPA) e PESQUISA COM EMBRIÃO, as duas foram ótimas, na pesquisa com embrião tivemos uma explanação de como está o andamento das pesquisas com células troncos e como a legislação atual sobre biossegurança está fundamentada. Pretendo aprofundar este assunto posteriormente com mais tempo uma vez que ainda gera muita polêmica.

Na palestra sobre eugenia o Dr José Goldim apresentou a formação e evolução da questão do conceito de eugenia na história e suas conseqüências, contrapondo ao risco que estamos vivendo de voltarmos a usar alguns parâmetros genéticos para "escolhas" de padrões desejados de pessoas.

Por fim quando os temas foram abertos aos debates a polêmica da definição e conceituação do início da vida veio a tona, e é claro que não se chegou a nenhuma definição, mas o que ficou absolutamente claro para mim é que não podemos definir o conceito de vida apenas pelo prisma de um segmento da sociedade, isto é, a biologia não pode se arrogar como definidora do que é a vida baseada apenas em parâmetros biológicos, acha vista o ser humano não ser apenas um ente biológico. Mas isso também é tema para um aprofundamento posterior.

A tarde assisti o painel sobre aborto, onde apresentaram o tema pelo seu prisma A Dra. Professora de Direito Maria da Glória Colucci (UNICURITIBA) e o Teólogo Doutorando Waldir Souza (PUCPR) , infelizmente não pudemos contar com a presença do Médico Dr. Rui Piloto (UFPR). O painel foi muito instigante, principalmente os tópicos relacionado a questão da saúde da mulher e o aborto clandestino levantado pela Dra. Maria, porém achei que a fala do Sr. Waldir nos aspectos relacionados a teologia ficou um pouco a desejar e sua abordagem passou um pouco ao largo das questões fundamentas relacionadas ao aborto.

Amanhã teremos outras duas conferências muito importantes:

BIOÉTICA E BIOTECNOCIÊNCIA conferencista: Dr. José Eduardo de Siqueira (UEL/Londrina)

BIOÉTICA: TEMAS CRÍTICOS NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E ADOLESCENTE
Conferencista: Dr. Luiz Antonio Munhoz da Cunha

Amanhã posto minhas impressões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário